Municípios engrossam medidas restritivas após aumento de casos de covid
Nas três cidades que mais preocupam o governo estadual, toque de recolher foi estabelecido
| MARCOS RIVANY / CAMPO GRANDE NEWS
Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão com as linhas de casos da covid-19 só que sobem. Segundo o secretário estadual de saúde Geraldo Resende, além de Campo Grande, Amambai, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí foram citados pelo secretário com base nos dados do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) como municípios preocupantes.
Amambai, a 360 km de Campo Grande, está próxima da bandeira cinza, risco extremo estabelecido pelo programa. Lá já foram confirmados 564 casos positivos de covid-19, 27 novos de segunda-feira (7) para ontem (8).
Com a gravidade da situação, desde o dia 1º de dezembro, Amambai voltou a restringir a circulação da população, aumentando o toque de recolher. A circulação passou a ser interrompida das 22h às 5h do dia seguinte, conforme decreto da prefeitura. Em nota publicada, uma força tarefa foi montada para fiscalizar o cumprimento das medidas, inclusive a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Também houve restrições em Dois Irmãos do Buriti, a 83 km de Campo Grande, depois da cidade entrar na bandeira cinza do programa Prosseguir. Segundo boletim epidemiológico estadual publicado nesta terça-feira (8), a cidade também tem 564 pessoas confirmadas para a Covid e está em 6º colocação de municípios com altos índices de incidência da covid-19.
A prefeitura de Dois Irmãos do Buriti continua com medidas restritivas rígidas estabelecidas por meio de decretos. Na cidade, o toque de recolher entre 20h e 5h do dia seguinte ainda prevalece. Festas foram canceladas e cultos ou celebrações religiosas proibidas. As medidas valem até o próximo dia 15.
Naviraí também endureceu as restrições após ver o número de casos subir de forma expressiva. O município que fica a 366 km da Capital proibiu frequentadores de circular em “praças públicas, parques, academias ao ar livre e locais similares', como estabelece decreto. O toque de recolher na cidade é das 22h às 5h do dia seguinte. Espaços, como restaurantes, tiveram de reduzir a capacidade para 50% da lotação.
Quase 2 mil casos de covid-19 já foram registrados em Naviraí, conforme boletim de ontem (8). 42 novos casos foram registrados de segunda para esta terça-feira.
Leitos - Geraldo Resende, chefe da pasta estadual de saúde, falou à reportagem sobre a preocupação com Dourados e Ponta Porã, por causa da taxa de lotação de leitos.
Segundo dados disponibilizados pela Ses, Ponta Porã está com 90% de ocupação dos leitos UTI destinados aos casos de covid-19. Ainda conforme os dados, a Macrorregião de Dourados está com 83,33% da taxa de ocupação de leitos de UTI covid.