Prefeitura barra horário especial no comércio de Dourados

Pelo menos até o dia 18, lojas não poderão abrir até mais tarde nem aos domingos

| HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS


Vista aérea do Centro de Dourados; lojas continuam funcionando só até 18h (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)

O avanço dos casos positivos e de mortes provocadas pelo novo coronavírus adiou, pelo menos pelas próximas duas semanas, o horário especial no comércio de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O pedido tinha sido feito no mês passado pelas entidades que representam os comerciantes.

Todos os anos, há pelo menos duas décadas e meia, as lojas da segunda maior da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul funcionam até 22h nas três semanas antes do Natal, além de abrirem aos domingos. Em 2020, no entanto, a pandemia vai mudar a história.

Em decreto publicado nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial do Município, a prefeitura determinou manutenção das regras atuais, ou seja, as lojas podem funcionar de segunda à sexta até 18h e aos sábados até 16h. A medida proíbe o funcionamento neste domingo (6) e no dia 13.

O decreto vale até o dia 18 deste mês. Isso significa que daqui a 14 dias, caso haja desaceleração do contágio e redução da ocupação dos leitos de UTI, a prefeitura poderá ampliar o horário de funcionamento do comércio na última semana antes do Natal.

Conforme a regra definida hoje, as lojas o shopping center continua funcionando de segunda a sábado das 10h às 22h e a praça de alimentação das 11h às 22h. Aos domingos, as lojas funcionam das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 20h.

Mercados e atacados podem funcionar de segunda a sábado das 7h30h às 22h. Já restaurantes podem atender de segunda a sábado das 11h às 22h.

A prefeitura manteve o funcionamento dos bares de segunda a sábado das 10h horas às 22h e das conveniências das 8h às 22h. Nos domingos, apenas serviços essenciais podem funcionar.

O decreto mantém a proibição ao consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas e à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares e distribuidoras de bebidas a qualquer hora do dia e da noite. O toque de recolher também fica mantido das 22h às 5h.

Casos – A média diária de novos casos continua alta em Dourados. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, foram 94 testes positivos de ontem para hoje. Com isso, o município chegou a 10.312 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

Com mais um óbito, o total de mortes em decorrência da covid-19 chegou a 126 pessoas. Foram sete óbitos só nesta semana.

Outro número preocupante é de ocupação dos leitos de terapia intensiva, que ontem estava em 78% e hoje voltou a 89%.

Dourados tem hoje 41 contaminados pelo coronavírus internados. Quinze são moradores da cidade, sendo 4 em UTI e 11 em enfermaria. Outros 26 hospitalizados moram em cidades da região – 17 estão em UTI e 9 em enfermaria. Outras 817 pessoas infectadas cumprem isolamento domiciliar e 9.354 já se recuperaram da doença.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE