Prefeitura amplia toque de recolher para conter nova onda da covid
Medida fecha áreas comuns de condomínios, sinuca e boliche, mas não cita bares
| HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS
Com quase todos os leitos de UTI ocupados, o município de Dourados ampliou em duas horas o toque de recolher. Agora, a proibição de circulação, a não ser em casos excepcionais, vai das 22h às 5h da madrugada.
A medida faz parte do novo decreto publicado na tarde desta sexta-feira (27) para tentar controlar aglomerações. Outras restrições voltaram a ser adotadas, mas o decreto deixou fora comércio, bares, restaurantes, shopping e lanchonetes.
Assinado pela prefeita Délia Razuk (sem partido), o decreto mantém proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas e a suspensão de funcionamento das atividades de tabacarias.
Ficam suspensos a partir de hoje, por 14 dias, prática de esportes coletivos, eventos culturais, esportivos e de lazer, celebrações e eventos com aglomeração sem protocolo de biossegurança entregue à Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura também suspendeu o funcionamento teatros, cinemas e arenas, feiras de negócios e exposições, práticas coletivas de atividade ao ar livre, de clubes sociais, boliche, sinuca, similares e jogos eletrônicos, além as áreas comuns de condomínios.
“O descumprimento das medidas acarretará na suspensão dos alvarás sem prejuízo das multas aplicadas', afirma o decreto. A prefeitura também proibiu aglomeração de pessoas em qualquer recinto, inclusive em residências, apesar de o decreto não fechar espaços públicos com constantes aglomerações, como bares e lanchonetes. Com o decreto, a prefeita autorizou a Guarda Municipal a fechar os estabelecimentos que desobedecerem as regras.
A prefeitura alega que adotou as medidas devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, que hoje chegou a 96%, e para ampliar o isolamento social.
“Para conter o avanço da taxa de transmissão da covid-19, faz-se necessário o endurecimento de medidas de controle de circulação de pessoas, com o intuito de aumentar o IIS [índice de isolamento social] e permitir a recuperação dos serviços de saúde, impedindo o colapso na ocupação de leitos, sobretudo de UTI', diz trecho do decreto.
Com 9.712 casos confirmados, 1.137 só em novembro, Dourados tem São 41 pessoas infectadas pelo vírus internadas, sendo 22 em UTI e 19 em enfermaria. São 118 mortes desde o início da pandemia, oito em novembro.
Escolas - Apesar de apontar as medidas como necessárias contra a disseminação do vírus, no mesmo decreto a prefeitura autorizou a retomada, a partir do dia 30 deste mês, das aulas presenciais em duas escolas infantis particulares.
Desde o início deste mês a prefeitura vem liberando a volta das atividades presenciais em estabelecimentos particulares que tenham os planos de biossegurança aprovados. Na rede pública de ensino, no entanto, as aulas continuam suspensas.